Saturday, February 10, 2007

Vícios e Virtudes - Parte 2






Depois de falarmos um pouco sobre a lúxuria seria bom falarmos da "castidade". A castidade, do lado oposto, é o outro extremo. É a visão da igreja, é outra forma de opressão que funcionou durante um bom tempo mas foi derrotada. Então, a luxúria o torna escravo a castidade um hipócrita. Chegamos novamente ao velho caminho do meio. Entre os dois extremos maus temos um caminho do meio estreito para seguir. Esse caminho tem os seus benefícios. A começar pela saúde e pela liberdade. Ahh a liberdade. Mas enfim, muito se aprende sobre sexo, quando se está nos extremos, mas muito mais quando se está no caminho do meio. Sexo é uma arte, um dom. Se nasce sabendo ou se estuda. Mas só a pratica cria talentos. Mas para ser arte não pode ser vulgar e promíscua e tampouco morta e estéril.


E temos agora um fato. A posição mais revolucionária é essa, o caminho do meio. A libertinagem, a luxúria, se você compactua e vive isso, você favorece e incentiva o sistema capitalista que está explorando pessoas e dilapidando sua dignidade. Uma série de coisas pode vir a reboque junto com a luxúria. Essa creio eu será uma conclusão que chegaremos ao analisar todos os pecados capitais, vamos ver. No outro extremo você estaria apoiando os oportunistas mais antigos da história que é a igreja. Aqueles que se apropiaram das palavras de Cristo, em muitos casos, provavelmente as distorceram. Um dos pilares do sistema e que deve terminar também.




Eis uma coisa que me ocorre: Tanto um como outro vivem apoiados em nós. O abandono os fará morrer na míngua. Que a igreja fique com todo o seu ouro, só queremos as "suas" terras. Que a indústria do seja também fique na seca !!!




Ou fazemos as mudanças a partir da consciência ou pela força, ou seja, tomando pela cabeça, sofrendo.




Vamos a outra virtude/pecado: Generosidade/avareza




Nao vou falar de mim e de minhas posturas. Elas cabem apenas a mim e ao grande espírito. Mas ser generoso para os outros verem o torna um hipócrita. Dar esmolas para os outros verem por exemplo. Assim falou o cristo. Ter e nao dar o torna avarento. É isso? Você é apegado a seus bens materias ou intelectuais e não os divide com ninguém. Aqui me parece que o princípio da horizontalidade se aplica bem. Devemos dividir aquilo que temos. De nada serve acumular nesta vida, outro erro primordial do capital e que mostra a sua inevitável derrocada.


Mais uma vez chegamos a conclusão que a postura rebelde é a generosa. Dividir informações, conhecimento e bens materiais é a favor de um mundo justo e humano, distinto do capitalista que temos.




Aho Grande Espírito!!!






Ps.: capricórnio simboliza a generosidade.


No comments: