Lendo o livro de Hannah Arendt pensei em alguns pontos que gostaria de registrar:
Primeiro uma trivialidade (curiosidade se preferirem):
Os romanos adotaram a tradição grega. Ela espalharam para todo o ocidente. O império romano "fático" foi destruído pelo bárbaros, povos germânicos, vândalos. Depois de 2000 anos novamente os "bárbaros" voltam a detruir Roma agora sim a sua forma de pensar, a sua tradição. De fato o império romano acabou mesmo no século XIX com Marx (na política), Kierkegaard (na religião) e com Nietzsche (na metafísica). Uma mera coicidência talvez. Os mesmos que acabaram com os romanos na base da pauleira acabaram com o intelecto. Evidente que não é tão simples assim. Mas assim é o que parece.
Mais um devaneio:
Marx abandona o homo sapiens sapiens pelo homo laborians - em substituição (transformação) da tradição de que a principal distinção com relação aos demais animais - ou principal "função" do homem - seria não a razão mas o trabalho. O que podemos dizer disso? Que nem Hegel - último "tradicionalista" - e nem Marx - rebelde da tradição - estavam completamente certos ou errados. O que se percebe é que ambas as chamadas "princípais características" são indispensáveis a formação do homem - razão e trabalho; que devem ser administradas em sua medida adequada para que uma não sufoque a outra. Um tempo maior a contemplação (ao ócio) seria necessário, com relação ao trabalho?
Pág. 68 - minha contestação : porém as necessidades funcionais começam a perder poder de ação e influência no pensamento no momento em que se tornam banais e superficiais. A busca pelas necessidades básicas, acrescidas da vida bem vivida ...
Espantoso perceber a contradição de Marx e mais ainda em ver ela solucionada por Lafargue. Marx glorifica o trabalho mas a sua sociedade ideal é sem trabalho e sem classe, sem política, sem pensamento. Lafargue coloca a necessidade de se desvalorizar o trabalho como forma de garantir a virada de jogo. ????
Boa noite e boa sorte !!!
Sunday, April 29, 2007
Considerações de longa data ...
Bueno, faz tempo que não venho para essas bandas. Depois de longa ausência retorno para registrar mais alguns pensamentos (se é que de fato tenho os meus??!!). O que vou escrever não é uma continuidade do que vinha escrevendo. Acredito que isso não seja um problema. Um dia venho para organizar esse blog. Sorte !!!
Subscribe to:
Posts (Atom)